O Projeto

APRESENTAÇÃO

O rastreamento precoce do câncer de mama é ação fundamental para garantir tratamento às mulheres vítimas da neoplasia, que mais afeta a população feminina no Brasil. Em toda a Paraíba são mais de 300 mil mulheres com idade de rastreamento (com idade a partir dos 40 anos) e, segundo dados os números de mamografias realizadas ainda estão muito abaixo do recomendado pela OMS. O número de óbitos por câncer de mama é alto ainda, em decorrência de vários fatores, sendo o principal deles o diagnóstico tardio por falta de acesso aos exames e informação. Vislumbrando a grande dificuldade de acesso à mamografia, bem como a falta de recursos para consultas e biópsias encontradas por mulheres carentes, surge o Projeto Mulheres de Peito. 


HISTÓRICO DA INSTITUIÇÃO 

O ideário do Projeto Mulheres de Peito teve seu início em meados de 2013, de iniciativa da Médica Mastologista, Dra. Cristiane Santos Araújo e do Pároco da Igreja Católica, Pe. Severino Firmino, com objetivo de rastrear mulheres carentes, acima de 40 anos com suspeita de câncer de mama, em busca do diagnóstico precoce, proporcionando atendimento, exames e tratamento necessários para o diagnóstico, dando às mesmas uma chance de cura, com o objetivo de minorar o elevado índice de mortalidade de mulheres com câncer de mama na região do Curimataú e Seridó Paraibano. No decorrer dos anos, o Projeto Mulheres de Peito avança para o Cariri e demais regiões do Estado da Paraíba. No ano de 2016, após reunião realizada por membros da sociedade civil dos municípios de Campina Grande e Cuité-PB, resolveram regularizar a causa da Mulher, constituindo assim a Associação MULHERES DE PEITO.


A sede da ASSOCIAÇÃO “MULHERES DE PEITO”, está localizada na rua Peregrino de Carvalho, nº 288 , Centro, possui uma filial na Rua Dr. Francisco Pinto Oliveira, s/n° - Bodocongó, ambas na cidade de Campina Grande, Estado da Paraíba, inscrita no CNPJ sob o nº 27.070.425/0001-23, é uma instituição privada, sem fins lucrativos, fundada com as diretrizes de assistência à saúde da mulher, mais precisamente na área de doenças da mama.

A atual Diretoria da Associação Mulheres de Peito é composta:

 Cristiane Santos Araújo – Presidente
 Maria do Carmo Dias da Costa – 1 a Vice-Presidente
 Adriana Suely de oliveira Melo - 2 a Vice-Presidente
 Juliana Belarmino de Oliveira – Tesoureira
 Vera Lucia Bastos Loureiro – 1 a Secretária
 Tédima Tênis Alves Marinho – 2 a Secretária


OBJETIVO DA INSTITUIÇÃO

A Associação Mulheres de Peito tem como objetivo principal rastrear mulheres carentes, com a finalidade de identificar o câncer de mama, proporcionando o diagnóstico precoce e o tratamento em tempo hábil, prestar assistência social e jurídica para as mulheres carentes diagnosticadas com câncer de mama, disponibilizar, através de parcerias, consultas e exames, proporcionando uma melhor qualidade de vida para as mulheres. Firmar parcerias entre os poderes públicos, instituições privadas, pessoas física ou jurídica, em benefício do interesse coletivo; promover a defesa de bens e direitos sociais, coletivos e defesa relativos aos direitos humanos; promover projetos e ações que visem o atendimento à saúde das mulheres, com recursos próprios ou adquiridos de convênios ou outras formas jurídicas possíveis; estimular a parceria, o diálogo local e solidariedade entre os diferentes segmentos sociais, participando junto a outras entidades, de atividades que visem interesses da Associação.


ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

Com o intuito de conscientizar a sociedade quanto ao melhor tratamento e prevenção do câncer de mama, a Associação Mulheres de Peito, vem realizando Palestras, Caravanas Rosa, Reuniões, Atendimentos, Administração de Mamógrafos, por meio de Comodato/Cessão de Uso e outras ações direcionadas a prevenção e tratamento do câncer de mama. Uma vez identificadas mulheres carentes, através de estudo social, com diagnóstico positivo de malignidade são cadastradas no projeto e encaminhadas para serem assistidas pelo Projeto Mulheres de Peito, efetuando a doação de exames e consultas. A parceria com Mulheres de Peito pode ser feita através do trabalho voluntário ou doação de consultas e exames necessários para mulheres portadores de câncer de mama. Mulheres de Peito conta com a parceria voluntária de Médicos, clínicas e profissionais das mais diversas áreas com um único intuito: ajudar aos mais necessitados, no processo do diagnóstico e tratamento do câncer de mama.


CARAVANA ROSA

O projeto da “Caravana Rosa” é composto por equipe multiprofissional, sendo Mastologista, Radiologista, Psicólogo, Nutricionista, Fisioterapeuta e Enfermeiro, que realizará a promoção da informação, rastreamento, diagnóstico, tratamento, cuidados paliativos e a reabilitação referentes às neoplasias malignas e afecções correlatas, realizando ações e serviços voltados à atenção oncológica, tais como: rastrear mulheres com câncer de mama, com atendimento e realização de biópsias, encaminhamentos para realização de mamografias, além de realizar palestras socioeducativas, com a finalidade de alertar mulheres sobre a importância da prevenção do câncer de mama.

A Tenda de Maria e o Brechó são itens a serem instalados no evento, com a finalidade de angariar recursos que serão revertidos em benefícios para as mulheres carentes devidamente cadastradas pela Associação Mulheres de Peito. A permanência da CARAVANA ROSA na cidade é estimada em um dia. As atividades acontecem em local cedido pelo Ente, adaptado com consultórios e um espaço para a realização de palestras. Será previamente agendado pela Secretaria de saúde, cuja quantidade de consultas será acordada entre as partes. 


PALESTRAS

Para o Dia Mundial da Saúde, dia 07 de Abril de 2017- a Organização Mundial de Saúde – OMS deu início a campanha sobre DEPRESSÃO, transtorno que pode afetar pessoas de qualquer idade em qualquer etapa da vida. Estima-se que mais mulheres são afetadas pela depressão que homens. Neste sentido, levamos um profissional para discorrer sobre esse Tema, bem como para tratar sobre o Câncer de Mama. CAPACITAÇÕES A Associação Mulheres de Peito disponibiliza equipe multiprofissional especializada para a realização de capacitações em equipes médicas das unidades de saúde da família. CONTRAPARTIDA PELO ENTE PARA REALIZAÇÃO DO EVENTO O ente disponibilizará: local para a realização do Evento, funcionários para o apoio logístico, hospedagem (se houver necessidade), alimentação e transporte dos profissionais envolvidos e o desembolso de uma quantia simbólica, a ser acordada entre a Presidência da Associação Mulheres de Peito e o Ente.

Além da Caravana Rosa, a título de sugestão, o município, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, poderá incrementar o evento, levando as equipes de Saúde da Família para realização de aferição de pressão e glicemia, exames papanicolau, testes rápidos de HIV, hepatites virais e sífilis, orientação nutricional, dentre outras. 

Assine e receba nossas novidades
Todos os direitos reservados ao Projeto Mulheres de Peito 2017-2018